terça-feira, 17 de setembro de 2019

Muito além de notas escolares!




São vários os textos neste blog bissexto sobre meu filho. Sempre fui um cara errático, confuso, e acho que é na paternidade que acabou se concentrando a minha capacidade de ser estável, comprometido, consistente. Não deve ser por acaso que ser pai é a parte de mim que mais gosto.

No último sábado, dia em que eu completava 51 anos de vida, Pedro chegou com o convite para a solenidade de entrega do certificado de aluno destaque do colégio. Logo emendou: “Não quero que você vá! Minha mãe vai, mas não há nada que eu possa fazer quanto a isso”.

Ao invés de ficar chateado, abri um largo sorriso. Mais uma vez vi ali um bom pedaço de mim mesmo, já que sempre evitei levar meus pais ao colégio seja por que razão fosse (na verdade minha mãe; meu pai não fazia parte da minha vida mesmo).

Dei os parabéns, falei do meu orgulho por tudo, não apenas pelas boas notas escolares, e o deixei à vontade para viver o momento da forma que se sentia mais confortável, sem nenhum tipo de ressentimento, apenas feliz por ele. Exatamente como minha mãe fazia comigo.

Não que haja nada de errado em ir e pronto, como faz a mãe dele. Até gosto disso e acho engraçado. É uma outra forma de se posicionar e é nessa mistura de estilos que ele cresce equilibrado e seguro para enfrentar o mundo. Não há certo ou errado quando o assunto é demonstrar o quanto nos importamos. Sorte dele, afinal.

Ontem à noite, contudo, me manda um whatsapp: “Pai, andei pensando. Pode ir amanhã na solenidade”. Abri outro sorriso. Não apenas pelo prazer de ir vê-lo subir a um palco para saborear uma conquista, mas por perceber no gesto um cara aprendendo a lidar com os sentimentos de uma forma mais ampla e generosa.

Parabéns, Pedro!



Zé Mauro Nogueira




Um comentário:

  1. Rapaz, passo dias se caminhar por aqui, mas sempre que volto, é muito bom! Grande abraço,

    ResponderExcluir