quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Fé demais!

Que fique claro, não sou ateu! Nem crente! Tenho problema com dogmas e sincretismos, é verdade, mas não duvido nadinha que haja uma força superior, além da minha compreensão. Quem sou eu para afirmar qualquer coisa?

E para falar a verdade, chego a invejar quem tem total convicção. Acho que ajuda a viver, a encarar as vicissitudes da vida. Eu mesmo tenho minha fé, embora bem particular. Mas não posso deixar de estranhar algumas relações que são mantidas com o Supremo.

Uma que me chama bastante a atenção é a noção de Deus concessionária de veículos. Não se anda dois quarteirões sem pararmos atrás de um carro alardeando: “Foi Deus que me deu”! Incrível como Deus se preocupa com nossos meios de transporte. Só não ostenta. Quase sempre dá um carrinho mais simples, nossos carros populares, mesmo, acho que para não atrair assalto; são tempos difíceis. Não me lembro de ter visto um Mercedes ou BMW dados por Deus nas ruas.

E quando ele próprio serve de motorista? Quase todo dia topo com um: “Guiado por Deus”. Aí prefiro não andar muito colado, vai saber como era o trânsito há 2000 anos atrás ... Hoje é uma selva, cada um por si, só Deus mesmo para ser por todos.

Mas o que nunca entendi mesmo é a surpreendente “Deus é fiel”! Confesso que contraria completamente a noção que tenho da coisa toda. Sempre achei que nós, humanos, deveríamos ser os fiéis. O Todo Poderoso era o centro de tudo e nós fiéis a ele, às suas palavras e ensinamentos. Daí minha surpresa com essa onda de Ele ser o fiel. Mas fiel a quem? Ao motorista do carro que colocou a frase? Deus é que é fiel a ele? Não seria o contrário?

Não entendo. Mas em tempos de egocentrismo, redes sociais e o escambau, não é de estranhar que agora é Deus que tem de ser fiel a nós. Talvez até um Deus para cada um, assim como é o telefone, a TV e tudo o mais, ou um Deus coaching, Deus personal, Deus Líder Servidor ... Eita pós modernidade cheia de novidade!!!!

Acho que de tão agitada e diferente esta nossa época, Ele teve de vir ver com os próprios olhos. Só que, talvez por ser imortal e não temer bandido, não economizou no próprio automóvel e anda chamando a atenção. Ainda há pouco o vi. Parei o carro no sinal e tive de ler duas vezes para ter certeza. Uma Land Rover novinha informava: “Aqui é Deus”!!!

Deus me perdoe!



Zé Mauro Nogueira



8 comentários:

  1. Caro amigo, você se supera a cada escrito. Muito bom e tenha fé, pois quem sabe o Homem da Land Rover chega junto. Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Comandante. Com fé eu ainda encontro meu caminho....

    ResponderExcluir
  3. Delícia de crônica. Saudades de nossas prosas e biritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo! Verdade, bons e saudosos momentos ... abraço

      Excluir
  4. todos esses dizeres também me chamam a atenção

    ResponderExcluir
  5. Acho até engracado estes adesivos.
    Mauro,como sempre o texto está excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo era esse, brincar com os adesivos ... um amigo sugeriu brincar com os de caminhão ... quem sabe? Obrigado, Gigi

      Excluir